Aniversário do primeiro homem no espaço

Hoje comemoramos a façanha incrível conduzida pelo astronauta ou cosmonauta Юрий Алексеевич Гагарин, ou em Português, Iúri Aliecseivitch Gagárin: ser o primeiro homem a singrar o espaço sideral. A bordo da nave Восток (Vostok), Gagárin deu uma volta completa em torno da Terra e aterrou 108 minutos depois.

Se atualmente isso não parece tão sensacional assim, saibam que era o início da década de 60 e tudo era experimental. Mesmo com a experiência de dois voos anteriores não-tripulados, as possibilidades de se testar exaustivamente as coisas como se faz hoje eram mínimas, e qualquer coisa poderia dar errado, como efetivamente aconteceu, apesar de não ter prejudicado o sucesso da missão.

Além de carisma e das suas capacidades e habilidades técnicas, o tenente-sênior Gagárin tinha uma característica física que lhe deu vantagem na escolha de quem seria o primeiro homem a tripular a Vostok: ele era baixo, tinha apenas 1,57m.

(Para quem ficou curioso sobre o que Gagárin está dizendo no grafiti: “Поехали!” pode ser traduzido como “E lá vamos nós!”)