Armas para proteger a família?

Foto de Harrison Haines no Pexels

Quando ouço homens adorando armas e falando sobre como não há nada que os impeça de defender sua família, minha mente vai para Naamã na Bíblia. Você se lembra de Naamã? Ele era um grande líder militar e também tinha lepra.

O profeta lhe disse para se banhar no rio Jordão sete vezes para ser curado. Naamã se recusou. Na verdade, ele estava chateado porque a cura era muito simples. Então seus servos disseram: “se o profeta lhe pedisse para fazer algo grande, o senhor teria feito, mas não está disposto a tomar um banho n’ água”?

Isso é a mesma coisa quando os homens ficam se gabando de como estão prontos e dispostos a proteger sua família. Eles estão imaginando fazer alguma coisa grande, mas proteger sua família é quase sempre muito mais mundano.

Algumas conversas com Deus para ilustrar:

[Conversa #1]

Homem: Ei Deus, só quero que tu saibas que estou comprometido em proteger minha família a todo custo.

Deus: Puxa, isso é ótimo de ouvir.

Uma das principais coisas que preciso que faças para proteger tua família é lavar a roupa. Toneladas de roupas. Crianças, tu sabes… Elas são muito suscetíveis a infecções e vírus. Oxiúros, pé-de-atleta, piolhos, garganta inflamada, resfriados e gripes. Pneumonia e diarréia são assassinos cruéis de crianças menores de cinco anos. A lista não tem fim. Então tu precisas lavar roupa praticamente todos os dias.

Lava tuas meias e roupas íntimas, teus lençóis. Coloca teus tênis a lavar também. Nunca é o suficiente reforçar: proteger tua família envolve muita roupa.

Homem: Ah. Hum… Eu estava pensando mais na linha de um intruso mascarado com uma arma às 2 da manhã estuprando minha família…

Deus: Em primeiro lugar, para de fantasiar sobre tua família ser estuprada.

Segundo, conheces as estatísticas sobre arrombamentos? A grande maioria acontece quando ninguém está em casa, e apenas uma pequena porcentagem está armada. Alarmes domésticos e cães de guarda reduzem ainda mais o risco.

E mesmo que a tua casa seja justamente o raro caso de arrombamento por alguém armado, queres atirar em alguém por cima da tua TV? Não é uma reação exagerada e ridícula?

Tu não és membro da máfia. Garanto-te que há uma chance quase nula de que precises defender tua família sob a mira de uma arma.

Se queres mesmo proteger tua família, lavar roupa é a atividade que eu preciso que tu te concentres.

Homem: Mas… Eu comprei todas essas armas. E munição. E te digo, se alguém ameaçar minha família, estarei pronto!

Deus: Tem alguma coisa que estejas disposto a fazer para proteger tua família que não seja o roteiro de um filme?

Homem: …

Deus: …

Homem: …

Deus: (suspiro)

[Conversa #2]

Deus: Eu gostaria que tu protegesses tua família.

Homem: Pode deixar. Estou pronto. Se alguém tocar nos meus filhos, tá ferrado!

Deus. Bom. Muito bem, para proteger tua família, o que eu preciso que tu faças é ensiná-los a lavar muito bem as mãos.

Basicamente, precisarás lavar cuidadosamente as mãos de seus filhos várias vezes ao dia até que eles tenham idade suficiente para fazer isso sozinhos. Nesse ponto, tu vais supervisionar a lavagem por vários anos até teres certeza que eles dominaram a arte de lavar as mãos.

E a partir daí, só precisas passar mais dez anos pedindo para eles lavarem as mãos várias vezes no dia – antes da escola, depois da escola, antes das refeições, depois do banheiro etc. Combinado?

Homem: Bem… Hum… Existe uma tarefa mais relacionada a armas?

Deus: Não. O principal é lavar as mãos.

Ter armas em casa realmente coloca seus filhos em perigo. Com certeza, como um pai protetor, já leste sobre os perigos de manter e guardar armas em casa, certo?

Homem: …

Deus: Deixa eu adivinhar. Se eu precisar de alguém para cavar um buraco em um asteróide, plantar uma bomba no buraco para explodir o asteróide, para salvar a Terra, serás o primeiro da fila.

Homem: ISSO! SIM!

Deus: …

Homem: …

Deus: Bem útil…

[Conversa #3]

Homem: Estou pronto para defender minha família! Já estou com um estoque de armas e munição.

Deus: Que bom saber que estás pronto para defender tua família. Aqui está a principal coisa que eu preciso que faças: nunca mais beba álcool.

Homem: Espera aí… Quê?

Deus: Bem, eu tenho certeza que tu sabes que acidentes com veículos motorizados e acidentes com armas são as principais causas de mortes de crianças. E misturar álcool com direção ou armas torna tudo muito mais arriscado. Se beber, há uma probabilidade maior de dirigires bêbado, perderes a paciência e machucares as crianças ou simplesmente seres irresponsável com tua arma. Então, se quiseres proteger tua família, eu recomendaria desistir do álcool como uma boa maneira de começar.

Homem: …

Deus: …

Homem: Não posso simplesmente atirar em alguns bandidos?

Deus: Então não estás realmente interessado em proteger tua família.

[Conversa #4]

Deus: Estás pronto e disposto a proteger tua família?

Homem: SIM. Aqui estou. Minha casa está totalmente armada e mantenho uma arma debaixo do banco do passageiro. Estou PRONTO.

Deus: Ah… bem. O que eu preciso que faças é alimentar teus filhos com muita comida saudável.

Faz as compras do mês. Planeja as refeições. Mantenha a dispensa cheia. Cozinha o jantar. E, claro, lava a louça e mantém a cozinha limpa, porque tu não queres que as bactérias nocivas tomem conta, certo?

Homem: Mas… Quero dizer… Eu nem sei cozinhar!

Deus: E como aprendeste sobre tuas armas?

Homem: Youtube.

Deus: Existem vídeos de culinária no Youtube?

Homem: …

[Fim das conversas]

Muitas vezes me dizem que os homens têm instintos para proteger sua família e como protetor é seu papel natural.

Acho que pode ser mais fácil argumentar que os homens têm zero instintos naturais para proteger sua família.

Porque se tal instinto fosse evoluído, os homens não iriam confirmar com qualquer mulher com quem tivessem feito sexo, se elas ficaram grávidas?

Como podemos dizer que os homens têm um instinto de proteger sua família quando há crianças em todo o mundo com pais que não têm ideia de que elas existem?

É muito mais fácil argumentar que as mães têm um forte instinto de proteger suas famílias. As mães ainda cumprem (de longe) a maior parte da paternidade. O que significa que as mães fazem as verdadeiras coisas que realmente protegem seus filhos todos os dias, durante todo o dia.

Está cheio de homens exigindo armas para seu papel de protetor da família. Eles só estão dispostos a proteger em casos de faz-de-conta, que provavelmente nunca acontecerão. Quando solicitados a realmente proteger sua família, fazendo algo simples como lavar roupa, eles estão ocupados e não podem ser incomodados.