São muitas as descobertas quando a gente se abre ao novo e exige de si mesmo alguma paz. Maio chegou e pra mim é janeiro agora. Eu escrevo sobre poesia, vivências bem pessoais, me exponho por escolha, cada vez mais. Um ano da enchente, e da semana que me mudei…
Continuar a ler
Linguiça
Uma notícia sem importância, uma informação absolutamente inútil, uma fofoca irredimível? Pendura na linguiça.
Continuar a ler
O Poder do Instante
Sempre me questionei em silêncio essa referência enlatada que assimilamos de usar a palavra poder, como um adjetivo de afirmação, o quase já desgastado empoderamento, que vem do empower. Mas tenho observado situações instantâneas e na verdade sempre me causou melancolia, quando alguém no metrô em Nova York, sentado a…
Continuar a ler
Uma nova leitura dos evangelhos
O cristianismo estragou nossa leitura dos evangelhos. A narrativa de Lucas do nascimento de Jesus é uma das mais lindas peças da literatura. Lucas era um literato. E, como bom escritor que era, ele fez uma linda antecipação ao colocar o recém nascido Jesus em uma manjedoura. A gente se…
Continuar a ler
Ter que Ter
Vivemos a era da violência do “tem que ter”. Precisamos ter o melhor carro, o mais atualizado celular, o último computador, o corpo em forma. Só essa expressão “estar em forma” já é um equívoco agressivo. Parece que deixamos de ser, trocando o verbo para ter. Tenho, logo existo. Isso…
Continuar a ler
O Apego
Muito se fala em desapego nessa onda consumista e acumuladora que nos meteram. Na contramão do ter, o que temos visto é muita gente tentando viver com menos, ou sendo obrigada pelas circunstâncias a viver com menos. Por muitos anos comprei revistas de moda e livros de arte. Por trabalhar…
Continuar a ler
Todo Cambia
Tudo muda, cantava a Mercedes Sosa lá nos anos 80. “Muda o superficial, muda também o profundo. Muda o modo de pensar, muda tudo neste mundo”. Hoje retomei atividades físicas depois de alguns meses parado em função de uma fratura. Nova etapa, nova fase, conhecendo as minhas limitações. Essa semana…
Continuar a ler
Obsoletos
Já pararam para observar como muitas profissões vem morrendo aos poucos e perdendo espaço para as efemeridades da vida moderna? O conceito de Ecosofia foi criado pelo filósofo francês Félix Guattari, e expressa às formas como os sujeitos interagem entre si e com o meio ambiente. Com a Ecosofia é…
Continuar a ler
Tudo depende de nós
Tudo depende de nós. Sair da cama de manhã demanda mais força disputada entre os braços. Uma nova dor no joelho te faz pensar na máquina usada que somos. Já não temos mais paciência e ao mesmo tempo ficamos mais racionais e seletivos. Quanto tempo leva pra se fazer uma…
Continuar a ler
Os homens e os pássaros
Havia, até recentemente (e há quem diga que em alguns lugares ainda existe), uma prática monstruosa, que consistia em furar os olhos dos passarinhos, na crença de que, cegos, cantariam melhor. Esse foi o destino trágico de muitos curiós, sabiás e chopins, pegos em arapucas, condenados a ficar em gaiolas,…
Continuar a ler
Saudade dos blogs
Uma coisa da qual sinto falta da primeira década dos anos 2000: os blogs. Sim, ainda existem. Mas não são mais como eram. Haviam excelentes colunistas e blogueiros dos quais eu ficava aguardando ansioso o próximo artigo – fosse sobre política, cotidiano, gastronomia, vinhos ou viagens. Alguns deles me faziam…
Continuar a ler
Um rosto inteiro
A máscara finalmente aparece geral na rua, pouca gente sem. Caminhar uma longa distância usando uma já te antecipa a falta de ar e de algo mais. Rosto reduzido a olhar, difícil de identificar, e convenhamos, identidade é tudo. Nesse novo dress code tão necessário, sentimos o desconforto da respiração…
Continuar a ler