Obsoletos

Já pararam para observar como muitas profissões vem morrendo aos poucos e perdendo espaço para as efemeridades da vida moderna? O conceito de Ecosofia foi criado pelo filósofo francês Félix Guattari, e expressa às formas como os sujeitos interagem entre si e com o meio ambiente. Com a Ecosofia é possível compreender que a natureza e os seres humanos fazem parte do mesmo ecossistema comunicativo e propõe discussões entre meio ambiente e filosofia.

Fiquei pensando na relação da obsolescência programada que ocorre quando um produto vem de fábrica com a predisposição a se tornar obsoleto após um período específico de uso – geralmente um tempo curto e passei a filosofar a respeito de nossa própria obsolescência, não tão programada, mas real.

Agências de publicidade deram lugar a startups, abarrotadas de jovens, ou seja, não procure ali um publicitário quarentão. É a ecosofia profissional descartando nossos cabelos brancos. Mesmo na área da saúde, tem pessoas buscando mais os jovens em clínicas que mais parecem spas de tão impessoais. O velho e bom arquiteto, vai perdendo espaço para os novos profissionais, que nem desenhar sabem em caso de um blackout das máquinas disponíveis.

É a filosofia da juventude inexperiente que não se dá conta que muito em breve também será descartada dentro deste novo conceito nada ecológico de descartar os mais experientes.

Me desculpem os moderninhos mas ainda prefiro profissionais com anos de percurso, com história pra contar, sejam advogados, dentistas, geriatras, engenheiros. E parece que quanto mais recente a profissão, como os designers por exemplo, menos aceita é a inadiável velhice. Eu fico com a pureza das respostas das crianças e com o peso da sabedoria dos mais velhos.

O planeta agradece e nosso futuro profissional também.