A revista Superinteressante traz um artigo em seu saite sobre as maiores torcidas do Brasil, baseado em uma pesquisa feita durante 2010 pela Datafolha.
O curioso é que, apesar de eu ter escutado várias vezes que o Grêmio é a maior torcida do Rio Grande desde sei-lá-quando, quem apareceu em sétimo lugar (à frente do tricolor) foi justamente o Colorado, apesar da pesquisa dizer que ambos têm cerca de 3% de preferência em todo o Brasil. Segundo a Datafolha, o Inter é o clube favorito da região Sul, com 19% da preferência, o que deu a sétima posição (o Grêmio teve 17%).
Continuando a sequência em direção ao topo, o Cruzeiro é o 6o., Vasco o 5o., Palmeiras tem a quarta posição e o São Paulo recebeu a medalha de bronze. Sem surpresas, Coríntians aparece em segundo, com 14% da preferência nacional, mas com a liderança na região Sudeste. O Flamengo continua liderando o ranking, com 17% da preferência brasileira, incluindo a liderança nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que convenhamos, tem times com tradição, mas pouca expressão.
Talvez se os nordestinos e nortistas valorizassem mais suas equipes, como os valorosos Sport, Santa Cruz, Bahia, Vitória e o glorioso clube do Remo, o Flamengo pode até perder o posto para o Coringão.
Me chamo eduardo sou de santa maria do cambuca,interior de pernambuco e sou torcedor do santa cruz e digo que no santa a tradicao esta na camisa e a expressao na torcida.
Eduardo:
Infelizmente a expressão da torcida do Santa Cruz não se traduziu na pesquisa. Pegando os
números por região, os times de Pernambuco aparecem bem atrás de Corinthians e Flamengo! 🙁 Tinham que ser os principais, não achas?
Um abraço e obrigado pela visita!