O storytelling venceu, nós perdemos. Filmes “baseados em fatos reais” tem parte da narrativa inventada para garantir uma boa história. Hoje isso mudou para “inspirado em uma história real” e agora caminhamos para algo ainda mais longe da verdade. Na Economia da Atenção, o que vale é, óbvio, chamar atenção.…
Continuar a lerReverência às linhagens
Uma coisa que descobri que o budismo e a academia têm em comum e que acho útil no mundo atual é uma certa reverência pelas linhagens. No budismo, linhagem é uma sequência vertical de transmissão de ensinamentos: um professor ensina alunos, alguns dos quais se tornam professores que transmitem ensinamentos…
Continuar a lerEd Motta x Raul Seixas
Vamos ao tempo perdido do dia com a polêmica Ed Motta e Raul Seixas. Achei do caralho o que fez o Ed Motta. Sério. Segue o fio pra entender o raciocínio (mas tem que ler tudo, hein!). Antes de mais nada, sou fã do Raul Seixas. Muito fã. É o…
Continuar a lerArmas para proteger a família?
Quando os homens ficam se gabando de como estão prontos e dispostos a proteger sua família, eles imaginam fazer alguma coisa grande, mas proteger sua família é quase sempre muito mais mundano.
Continuar a lerUbuntu, quando “nós somos um”
Quando a piada é contada para um grupo e apenas uma parcela acha engraçado e o restante se sente ofendido, algo não está bem. Quando um símbolo cívico tem conteúdo inadequado, inflama o ego de uns e magoa outros, pode ao meu ver ser revisto. Assim foi na Austrália com…
Continuar a lerVoto obrigatório é correto?
Uma aluna me perguntou em aula se eu achava que o voto obrigatório era correto. Respondi que sim e percebi alguns espasmos, pois o voto facultativo passa a sensação de ares democráticos oxigenados. O voto é um direito. Mas é uma responsabilidade que precisa ser coletiva. O voto facultativo é…
Continuar a lerDe quanto você precisa para viver?
Quando a maioria das pessoas olha pra essa pergunta, pensa em dinheiro. Salário. Faturamento. Preciso de 5, 10, 50, 500 mil por mês. O número pode variar. Mas o que a pandemia escancarou é que existem coisas mais valiosas na vida do que dinheiro. Por isso, quando eu pergunto “De…
Continuar a lerDa necropolítica
Se a política fosse um ser humano, então o fascismo seria os últimos anos de velhice, mas não só isso, também de decadência.
Continuar a lerSe queres salvar o mundo, o veganismo não é a resposta
Carnes e laticínios cultivados de maneira intensiva são uma praga, mas os campos de soja e milho também o são. Existe um outro caminho.
Continuar a lerPrecisamos falar sobre Greta
Você pode não gostar, criticar a ingenuidade e as soluções (ou a falta delas). O que você não pode é transformar quem não pensa como você em inimigo.
Continuar a lerNão, você não vai ganhar na Megasena
ABSOLUTAMENTE TODA E QUALQUER VITÓRIA que eu obtive na vida eu devo ao estudo. Meu e dos meus pais. Provavelmente você vai permanecer empacado exatamente onde está se não valorizar o estudo.
Continuar a lerPresidente sem prestígio internacional
Comer sozinho não é humildade, é falta de prestígio internacional. Falar seis minutos não é simplicidade, é falta de prestígio internacional. Levar tradutor que não sabe falar inglês não é nacionalismo, é falta de prestígio internacional. Ter o mundo inteiro fazendo piada sobre você não é falta de compreensão internacional,…
Continuar a ler