A longa jornada de Now and Then, a última canção dos Beatles

Dia 2 de novembro de 2023 foi um marco na história dos Beatles: neste dia, foi lançada “Now and Then”, a composição que Paul McCartney chamou de “a última canção dos Beatles”.

A movimentada jornada de “Now and Then” durou mais de 50 anos até seu lançamento. A composição é de autoria de John Lennon, que gravou uma demo nos anos 70, depois da dissolução dos Beatles. Nesta época, John resolveu se afastar do “show biz” para cuidar da criação de seu filho Sean, fruto da união com Yoko Ono. Como conta o próprio Sean, muitos pensaram que John havia parado totalmente com a música, mas ele continuou compondo novas canções, gravadas em diversas fitas cassetes que acabaram por ficar guardadas após sua morte em 1980.

Em 1994, os Beatles remanescentes se reuniram para gravar entrevistas que foram juntadas a entrevistas de John Lennon, onde eles contaram a história completa do grupo para o documentário Anthology, lançado em 1995. Este documentário gerou diversos lançamentos, incluindo 3 coletâneas com material dos Beatles em sua maioria nunca antes lançado (com exceção do material da era Tony Sheridan). Junto com estas faixas, Paul propôs que a banda se reunisse e lançasse um material inédito, como nos “velhos tempos”. Para isso, obviamente, era necessária a participação de John.

George entrou em contato com Yoko, que prontamente entregou a eles um conjunto de fitas com trabalhos inacabados de John. Paul, George e Ringo selecionaram três canções: “Free as a Bird” e “Real Love” foram lançadas nos álbuns Anthology 1 e 2, respectivamente, e “Now and Then” foi considerada para ser lançada no Anthology 3. Além delas, foi trabalhada uma nova canção de autoria de Paul e George, mas que não foi lançada: “All for Love”. (Provavelmente porque não haveria nenhum material de John para adicionar a ela.)

Diferente de “Free as a Bird” e “Real Love”, restou pouco tempo para eles trabalharem em “Now and Then”. Durante as sessões, os Beatles tentaram remixar e adicionar instrumentos e vozes sobre a gravação original de John. Entretanto, apesar do trabalho incrível do produtor Jeff Lynne (amigo e líder da banda consagrada Electric Light Orchestra), a canção permaneceu inacabada, em parte por causa dos impossíveis desafios tecnológicos envolvidos no trabalho com o vocal de John, que estava sobreposta pelo som de seu piano. Dessa maneira, durante anos, parecia que a música nunca poderia ser concluída.

Entretanto, isso mudou quando Paul entrou em contato com o trabalho feito por Peter Jackson no documentário “The Beatles: Get Back”. Para o filme, Jackson e sua equipe acabou desenvolvendo uma tecnologia de restauração sonora que lançava mão de técnicas de inteligência artificial para isolar vozes e instrumentos. Paul ficou interessado e pediu que Jackson usasse a mesma tecnologia para separar o áudio da fita original gravada por John. Passado algum tempo, Jackson chamou Paul para ouvir o resultado. Ele ficou maravilhado: “era a voz de John, cristalina!”

O processo é contado em um curta que foi lançado em 1o. de novembro de 2023, disponível no YouTube:

Com a voz de John isolada, Paul chamou Ringo para trabalharem novamente em Now and Then. Eles gravaram novas trilhas de baixo, bateria, que foram remixadas com o material produzido por George na década de 1990 e a voz original de John, resultando em uma canção original com contribuição de todos os quatro Beatles. Além disso, ainda há uma colaboração de Gilles Martin, filho do produtor e colaborador histórico George Martin, que produziu um arranjo de cordas “estilo que George Martin faria na época dos Beatles”.

Além de contar esta curiosa história de arqueologia musical, não posso deixar de destacar que a música dos Beatles sempre esteve ligada a exploração de novas técnicas sonoras e este pioneirismo é uma das marcas da banda que influenciou e influencia até hoje músicos de novas gerações.

Finalmente, fica a declaração dos Beatles que esta será de fato, “a última gravação que John, Paul, George e Ringo farão juntos e celebra o legado da banda mais importante e influente da história da música popular”.

Ouçam então, “Now and Then: a última canção dos Beatles”.

Letra de Now and Then:

I know it’s true

It’s all because of you

And, if I make it through

It’s all because of you

And, now and then

If we must start again

Well, we will know for sure

That I will love you

Now and then