8 coisas que você deve eliminar de sua rotina diária

(Esta é uma tradução livre do artigo 8 Things You Should Not Do Every Day, de Jeff Haden, publicado no Business Insider.)

Homem-checando-celular-e-mulher-bravaSe você obtém vantagens reais fazendo aquelas listas de afazeres, terá grandes retornos — em produtividade, em melhora nos relacionamentos e em seu bem-estar pessoal — adicionando estes itens em sua lista de não-fazeres.

“Todo o dia, comprometo-me a NÃO“:

1. Conferir meu telefone enquanto estiver falando com alguém.

Você já fez isso. Você jogou o jogo “É o teu telefone? Ah, deve ser o meu”. Você tentou fazer aquele você-acha-esperto-mas-na-verdade-é-totalmente-óbvio olhar de relance para baixo. Você fez o “só um pouquinho, deixa eu responder este texto”.

Talvez você nem diga “espera um pouco”. Simplesmente parou de conversar, parou de prestar atenção e fez isso.

Você quer chamar atenção? Quer ser aquela pessoa que todo mundo adora porque fazem você se sentir como a pessoa mais importante no mundo, quando estão falando com você?

Pare de olhar o seu telefone. Ele não nota quando você não está prestando atenção.

As outras pessoas? Elas notam.

E se importam.

2. Ser multitarefa durante uma reunião.

A maneira mais fácil de ser a pessoa mais inteligente na sala é ser a pessoa que mais presta atenção no recinto.

Você ficará maravilhado com o que pode aprender, tanto sobre o assunto da reunião como sobre as pessoas que lá estão, se você parar de ser multitarefa e começar a prestar bastante atenção. Você vai poder separar e entender segundas intenções, detectar oportunidades para construir conexões e encontrar maneiras de se tornar indispensável para as pessoas que importam.

É fácil, porque você será o único que estará tentando.

E você será o único a ter sucesso em vários níveis.

3. Pensar em pessoas que não fazem nenhuma diferença em minha vida.

Acredite: os habitantes do planeta Caras* estão bem sem você.

Mas sua família, seus amigos, seus empregados — todas as pessoas que realmente interessam a você — não. Dê a eles seu tempo e sua atenção.

Eles são aqueles que realmente merecem.

4. Programar diversas notificações.

Você não precisa saber o instante exato em que recebeu um email. Ou um torpedo. Ou um tuíte. Ou qualquer coisa que pipoque toda a hora no seu telefone ou computador.

Se algo é importante o bastante para você ter que fazê-lo, é importante o suficiente para você fazê-lo sem interrupções. Foque totalmente no que estiver fazendo. E então, em um momento que você programar — e não em alguma hora que alguém agendou por você — brinque de marmota** e levante a cabeça para ver o que está acontecendo.

E então volte ao trabalho. Focar em o que você está fazendo é muito mais importante do que focar no que outras pessoas poderão estar fazendo.

Eles podem esperar. Você, e as coisas verdadeiramente importantes para si, não podem.

5. Deixar o passado ditar o futuro.

Erros são valiosos. Aprenda com eles.

E então, deixe-os ir embora.

É mais fácil falar do que fazer? Depende do ponto-de-vista. Quando alguma coisa der errado, transforme-a em uma oportunidade para aprender algo que você não sabia, especialmente sobre você mesmo.

Quando alguma coisa der errado para alguém, aproveite a oportunidade para ser gentil, perdoar e compreender.

O passado é apenas um treinamento. Definitivamente o passado deveria informar, mas de nenhuma maneira, limitar você — a não ser que você deixe.

6. Esperar até eu ter certeza absoluta que vou ser bem-sucedido.

Você nunca vai ter certeza que será bem sucedido em algo novo, mas sempre pode ter certeza que está empenhado a dar o melhor de si.

E sempre pode ter certeza que você vai tentar de novo, se falhar..

Pare de esperar. Você tem bem menos a perder do que você pensa e tudo a ganhar.

7. Falar dos outros pelas costas.

Pelo simples fato de que ser o foco da fofoca é uma droga. (Assim como são as pessoas fofoqueiras.)

Se você comentou com mais de uma pessoa sobre algo que o João está fazendo, não seria melhor para todo mundo se você chegasse até o João e realmente conversasse com ele sobre isso? E se não é “sua praia” conversar com o João, provavelmente não é sua praia comentar algo sobre o João.

Gaste seu tempo em conversas produtivas. Você realizará muito mais — e ganhará muito mais respeito.

8. Dizer “sim” quando na verdade eu queria dizer “não”.

Contrariar um pedido de colegas, clientes e até de amigos é realmente difícil. Mas raramente dizer não é tão ruim quanto se espera. A maioria das pessoas irá entender, e se não entenderem, você deveria se importar tanto com o que eles pensam?

Quando você diz não, pelo menos você irá se sentir mal apenas por alguns momentos. Quando você diz sim para algo que você na verdade não queria fazer, vai se sentir mal por um bom tempo — ou pelo menos, o tempo que levar para você fazer o que você não queria fazer antes de mais nada.

__
* No original “planeta Kardashian”, referindo-se a um reality show sobre a vida da família Kardashian-Jenner, em especial da socialite e modelo Kim Kardashian.

** No original, cão-da-pradaria, referindo-se ao pequeno roedor semelhante a uma marmota, originário da América do Norte.

Sobre o autor

JEFF HADEN aprendeu muito do que sabe sobre negócios e tecnologia em sua trajetória de trabalho na indústria. Todo o resto ele tirou sendo escritor-fantasma de livros de alguns dos mais inteligentes líderes de negócios que conhece. Siga-o no twitter @jeff_haden