Aos fãs do Britpop

Para quem é fã do rock/pop inglês, como eu, aí vai uma bela coletânea preparada pelo meu camarada Wilson Farina.

Ele conta:

Todo mundo deve lembrar da história. Damon Albarn, cansado do grunge americano, lança o papo de “England x America”. Suede, Elastica e Pulp crescem na parada. Oasis surge e quebra a banca. Blur x Oasis. Supergrass, OCS, Bluetones, Cast. Spice Girls, David Beckham, Trainspotting. Girls & Boys, Wonderwall, Don’t Look Back In Anger, Common People, Alright, Connection.

O grande lance do britpop eram as canções. Desde os anos 60 que o rock não tinha uma leva de bandas tão cheias de melodias e refrões, desses pra cantar todo mundo junto, bebendo no bar ou fazendo festa. Entre 93 e 97 o britpop dominou, com essas canções que seguiam a tradição britânica de Beatles, Stones, Who, Kinks, Bowie, T-Rex, Jam e Stone Roses.

Para baixar a coletânea completa, clica aqui.

Lamentavelmente os babacas da EMI bloquearam todos as versões oficiais dos clipes do Blur no YouTube e eu não pude publicar aqui Girls & Boys, um meus hits preferidos (que escutei pela primeira vez em uma fita promo da EMI, por sinal). Em vez disso, segue outro petardo do Blur, Song 2, ao vivo no Late Show with David Letterman: