J. H. Santos: loja de eletrodomésticos, que lançou a promoção “Barbadíssimas J. H. Santos”.
Casa Masson: onde se comprava os melhores relógios.
Marinha Magazine: aquele da escadinha.
Hermes Macedo: loja de departamentos, também teve revenda de automóveis.
Mesbla: era grande em Porto Alegre, tinha até loja de náutica, e uma baita loja (um prédio!) que agora é da Manlec.
Rib’s: o melhor xis de Porto Alegre; segue sua senda de delícias na lancheria “Best Food” (na Vinte e Quatro de Outubro, quase na esquina com a Lucas de Oliveira), fundada pelos ex-funcionários da casa.
Zé do Passaporte: era um treiler que ficava na Redenção, cujo o xis era excelente. Aliás, me lembro vivamente de ir com meu pai quando era pequeno. Adorava!
Na 24 quase Lucas é o Tia Zefa.
Acho que tu quis dizer 24 quase Ramiro, na praça Julio de Castilhos, não?
O Best Food é passando a Tia Zefa, à direita. A lancheria é de ex-funcionários do Rib’s. Reza a lenda que compraram a maquinário do ex-padrão e continuaram o barco. Posso te dizer que o milk-shake e o xis continuam o mesmo, só mudaram de nome.
O Zé do Passaporte ainda existe, só se mudou pra uma daquelas lojas ao lado do parquinho, ao lado das floriculturas (quase no Georges Pastel)
=)
O Tia Zefa original era na Barão do Amazonas, aonde agora é o Cláudio Lanches. Também era um trailer, que ficava na frente de um estacionamento.
pra mim, na lista, faltou: SORVETERIA NEVADA – ali na Osvaldo entre a Ramiro e a Felipe.
Marco, agora tu desencavou. Meus pais me levavam nessa sorveteria, velho! 😀 Ainda existe?
Como disse a Fernanda, o Zé do Passaporte (vulgo Carlinhos) foi transferido para o ex-novo Mercado do Bom Fim anos e anos atrás, ali entre as lojas de folhagens e flores. É reduto coloradíssimo por sinal.
Fer e Ricardo: na próxima ida a POA tenho que testar se o xis continua o mesmo!
O slogan, aquele da escadinha, não era do Marinha Magazine e sim do Magazine Alberto Bins.
Marco:
Tens certeza? Porque lembro que o magazine tinha uma escadinha mesmo em frente à loja, porque era numa descida. A não ser que o Magazine Alberto Bins não ficasse na av. Alberto Bins. 🙂
Obrigado pela visita!
Meu querido antes de escrever qualquer coisa te informa “o ze do passaporte pra teu conhecimento faz parte da historia de porto alegre, e jamais ficou ilegal portanto meu querido jamais a mamata poderia acabar… pra ti saber melhor dos fatos entra na pagina www2.portoalegre.rs.gov.br
Cristina: não precisa ficar estressada. Se o Zé do Passaporte não era ilegal, o erro já está corrigido. Estava lá e somente se mudou. Obrigado!
Para quem quiser saber da história, um fato importante do Zé do Passaporte: foi o primeiro cachorro-quente de POA. Bacana!
Marco bom dia obrigada pela resposta, nao estava estressada so fiquei magoada pela maneira que tu se referiu ao ze, porra o cara e meu pai.. bjs bom trabalho
Cristina, eu era fã do Zé. 🙂 Que legal que era teu pai! Eu ia muito quando pequeno, com o *meu* pai. 🙂 Abraço e obrigado pela visita (e a correção).
Marco uma horas desta quem sabe nao vamos beber um ceva no ze do passaporte para rirmos desta situaçao..abraços e muito sucesso desta nova amiga
Cristina: o Zé do Passaporte continua na família?
meu irmao e minha cunhada..que tocam o barco
claro estamos hoje em outros tempos,e um bar simpatico com freguesia como se diz de carteirinha
O Zé do Passaporte não foi somente o primeiro cachorro quente de Porto alegre, Zé do passaporte foi o introdutor do fast food no estado do Rio Grande do Sul,famosissimo nas décadas de 60,70 e 80 foi inclusive alvo de reportagem de duas páginas em caderno especial da ZH nos anos 80.Bota falta de informação nisso doutor..
Paulo, a reportagem foi feita anos depois deste meu texto. Obrigado pela visita!
Que bom meu ,lembrar de locais importantes do passado MARINHA MAGAZINE era na av. São Pedro (entre a Farrapos e Presidente Rooselvet )obrigado pelo BLOG, ha fui vendedor no Bazar J H SANTOS na Av Dr Flores (no ano de 1979) faz tempo