Ter uma boa noite de sono é de fundamental importância para o funcionamento do nosso organismo. Dormir é reparador para o nosso corpo e durante o sono é que eliminamos toxinas e regulamos nossos hormônios.
Ao contrário, se não conseguimos dormir bem, tornamo-nos irritadiços, estressados e vemos alterações de humor; podemos ter perda de memória e se torna difícil nos concentrarmos. Além disso, doenças como diabetes, pressão alta, ansiedade e bruxismo estão ligadas à falta de sono.
Veja 10 dicas para dormir bem e sem ajuda de remédios!
1) Dormir e acordar sempre nos mesmos horários. Quando a gente varia muito a hora de dormir, acontece um efeito chamado de “jet lag”, semelhante a quando a gente viaja para lugares em outros fuso-horários. Isso vale para o fim-de-semana também.
2) Saia do celular e do computador à noite. A luz azul das telas prejudica a liberação da melatonina, um hormônio liberado durante o sono. Se programe para ter pelo menos 30 minutos longe do celular antes de dormir.
3) Faça exercício físico. Essa é uma medida poderosíssima para regular o sono e ainda tem benefícios extras na saúde física e mental. Qual é o melhor exercício? Aquele que você faz com regularidade.
4) Conheça o seu cronotipo: matutino, vespertino ou indiferente. Se você for uma pessoa que naturalmente funciona melhor de manhã, marque os compromissos mais importantes, faça exercício e deixe o trabalho mais pesado para esse turno. Se for à tarde, faça o oposto. Isso quer dizer que é ok fazer exercício a noite, se vc for vespertino.
5) Evite excesso de café, especialmente após o meio-dia. A cafeína é eliminada lentamente do nosso corpo (leva 8 horas para que metade do seu café seja eliminada). Mesmo que vc durma, o consumo de cafeína pode alterar a fisiologia do sono e deixá-lo menos reparador.
6) Se você tem insônia e pouca energia ou rebaixamento de humor, procure um profissional de saúde mental para ver se vc está com Depressão. Essa é uma causa comum de problemas para dormir.
7) Use a cama para dormir e transar. Evite trabalhar deitado, comer, ver TV, ficar no celular. Assim seu cérebro fica condicionado de que quando vc deita é para dormir. Mantenha o quarto o mais silencioso e escuro possível.
8) Não se automedique com indutores do sono, calmantes, relaxantes musculares, álcool ou maconha. Todos podem induzir tolerância (perda progressiva do efeito) e gerarem dependência. Isso vale para o zolpidem também!
9) Se você compartilha a cama com alguém que ronca ou se mexe demais e isso não te deixa dormir, dê aquele ultimato “Vai no médico ou dorme no sofá.” Ronco excessivo pode ser apnéia obstrutiva do sono e se mexer pode ser síndrome das pernas inquietas.
10) Faça uma revisão dos seus medicamentos e dos horários que você toma. Algumas medicações, incluindo a maioria dos antidepressivos, corticosteróides, descongestionantes, entre outros podem causar insônia.