Tears for Fears em São Paulo

Primeiro, um aviso: esqueci este texto nos meus rascunhos e só agora, mais de ano depois do show, encontrei-o e resolvi publicar. De qualquer maneira, o conteúdo continua valendo e serve para quem está pensando em ver a banda neste show, daqui por diante. Minha dica: VAI!

tears-for-fears-show-sao-paulo-sp-credicard-hall

Depois de ser surpreendido com o fim do R.E.M., resolvi que não poderia esperar mais para ver pelo menos uma vez na minha vida um concerto de minhas bandas favoritas. O Tears for Fears é uma delas e fiquei felicíssimo em saber que eles voltariam ao Brasil depois de 15 anos.

Ir no show, no entanto, quase deu com os burros n’água. Subestimei o poder da superpopulação de São Paulo e quando fui comprar os ingressos, cerca de duas semanas antes do concerto, eles já estavam esgotados! Mas desta vez não desisti. Na semana do show, liguei de novo para a bilheteria e descobri que havia desistências. Corri para o Credicard Hall e abocanhei meu ingresso, lá em cima, na “Plateia 3”, mas com uma visão relativamente boa, mesmo com a distância.

Não me arrenpendi. A dupla continua com a mesma pegada, agora renovada com “novos” membros na banda de apoio, que trouxeram seu talento ao já incrível som da banda: Charlton Pettus, guitarrista que trabalhava com Curt Smith desde a separação, e Michael Wainwright, cantautor canadense de timbre agudo, que fez um pocket-show de abertura, só com voz e violão.

O programa desfilou belas canções do disco “novo” (lançado em 2004, mas aparentemente desconhecido para o público e quiçá para os “fãs” brasileiros, que não cantaram nenhuma juntos — eu cantei, é claro), mas estava mais recheado dos antigos hits, como Sowing the Seeds of Love, Everybody Wants to Rule the World e Mad World, que fizeram a alegria da audiência. No bis, mais dois sucessos inesquecíveis: Woman in Chains, com timbre agudo mas suave de Wainwright substituindo com competência a bela voz de Oleta Adams, e Shout, cantada a plenos pulmões pela galera.

Enfim, um concerto para deixar fãs satisfeitos. Eu fiquei.

Para quem não foi, aí vai o programa da noite do dia 6 de outubro:

Everybody Wants to Rule the World
Secret World (música incidental ‘Let Em In’)
Sowing the Seeds of Love
Change
Call Me Mellow
Everybody Loves a Happy Ending
Mad World
Memories Fade
Closest Thing to Heaven
Billie Jean (Michael Jackson)
Advice for the Young at Heart
Floating Down the River
Badman’s Song
Pale Shelter
Break It Down Again
Head Over Heels

Bis
Woman in Chains
Shout

Woman in Chains (participação especial Michael Wainwright)